Nossa música
Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto.
A Filarmônica Honório Maciel foi fundada em 31 de maio de 1926, pelo Pernambucano e Capitão da antiga Guarda Nacional Honório Maciel, sendo chamada inicialmente de Filarmônica Coronel Nelson Faria em homenagem ao Prefeito de Serra Negra do Norte, Cidade que tinha o controle político sobre São João do Sabugi, pois esta ainda estava na condição de vila, tornando-se município em 1948.
O músico, Honório Maciel da Fonseca, juntou seus conhecimentos musicais ao sonho dos sabugienses de formarem uma banda de música e, assim contando com apoio de fazendeiros, agricultores, comerciantes, do pároco e do sub-prefeito José Maria de Souza Lima quando foram comprado os primeiros instrumentos.
Em março de 1926 iniciaram os ensaios em casas de famílias sabugienses já que a banda não possuía sede própria. Em 31 de maio do mesmo ano aconteceu a primeira apresentação pública, com a execução de dois dobrados: Retirada Saudosa e José Ezelino e, em junho do mesmo ano, por ocasião da festa do padroeiro da Cidade, a banda formada por músicos principiantes, executou des números, entre dobrados, valsa e marchas.
No ano de 1928, por ocasião da morte do Maestro fundador, assumiu a maestria da Banda, o músico João Delmiro de Medeiros. Pouco tempo depois assume a Direção, o Sr. José Lourenço da Fonseca (Zé Honório), filho mais velho de Honório Maciel.
Após 8 anos de atuação, mas precisamente o ano de 1934, sob a coordenação do músico João Emídio de Lucena, foi edificado o prédio da sede da Filarmônica.
Após longos anos sob a mesma maestria, em 1973 o maestro José Lourenço da Fonseca, deixa a Direção da banda, sendo substituído pelo maestro, professor e compositor Manoel Felipe Nery. O mesmo dirigiu a banda até o seu falecimento em 17 de maio de 1996. A partir desta data a regência passou a ser do Maestro, Professor Raimundo Nonato de Araújo França.
No final dos anos 90 e inicio de 2000, fundou-se a Associação Comunitária Artístico Musical Manoel Felipe Nery - ACAMFEN, a fim de dar apoio e manter a cultura musical no município de São João do Sabugi-RN e região. A Associação foi pioneira como Associação musical no Rio Grande do Norte, sendo a primeira a ser beneficiada com três (03) projetos, financiados pelo antigo PAPP – Programa de Apoio ao Pequeno Produtor e o Programa Desenvolvimento Solidário, ambos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
A Filarmônica Honório Maciel, tem participado, ao longo dos anos, de diversos encontros de bandas de musicas regionais, bem como, em atividades religiosas e culturais no município e regiões, onde desde de 1926, que a mesma abrilhantam os festejos em honra a São João Batista, padroeiro de São João do Sabugi-RN.
Formou muitos músicos através de parcerias com as Escolas Municipal Padre Joaquim Felix e Escola Estadual Senador José Bernardo, onde as Escolas tinha na grade curricular a musica e os alunos, passavam a fazer parte da Associação